quarta-feira, 21 de abril de 2010

Música da Argentina: Andrés Calamaro

Nome da banda: Andres Calamaro
Origem: Argentina
Tipo de música: Rock
Site oficial: www.calamaro.com

Um pouco de história: Andres Calamaro nasceu em 1961 em Buenos Aires e com 17 anos iniciou em sua primeira banda, chamada Elmer.
Posteriormente, juntou-se como tecladista na banda "Los Abuenos da La Nada", banda que tornou-se famosa.

Antes da banda acabar, Andrés lança seu primeiro álbum solo "Hotel Calamaro" em 1984. No ano seguinte, após a separação dos Abuelos, lança seu segundo álbum "Vida Cruel", bem recebido pela crítica, mas não tão bem pelo público.

Em 1988, lança seu terceiro álbum "Por Mirarte" ao mesmo tempo que produz bandas como Los Fabulosos Cadillacs e Enanitos Verdes.

Em 1990 lança "Nadie Sali Vivo de Aquí" . No mesmo ano, por conta da crise argentina, Calamaro se muda para Espanha e começa um projeto paralelo, chamado Los Rodríguez e grava três albuns com essa formação.

Em 1993 volta com sua carreira solo no álbum "Grabaciones Encontradas Vol. 1". Lançando nos anos seguintes "En Vivo Ayacucho 1988", "Caballos Selvajes", "Grabaciones Encontradas Vol.2".

Em 1997 lança "Alta Suciedad" que vende mais de um milhão de cópias na Argentina. Nesse período, escreve mais de 100 músicas em 6 meses. 37 dessas músicas foram lançadas no álbum duplo "Honestidad Brutal" de 1999.

Em 2000 lançou um álbum com 5 cd's "El Salmón". Nos anos seguintes, trabalhou mais como convidado e produtor musical. Em 2004 lança "El Cantante" com covers de tangos famosos e em 2005 retorna com "El Regreso", compilação ao vivo de um show feito no Luna Park em Buenos Aires. Com esse álbum ganha em 2006 o prêmio de Melhor Álbum de Rock e Melhor Capa do Gardel Award.

Em 2006 lança "Tinta Roja" o DVD "Made in Argentina" e "El Palacio de Las Flores". Em 2007 lança "La Lengua Popular" e ganha o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock

Em 2009 lancçou um box com 6 álbuns intitulado "Obras Incompletas". Está em turne por toda a América Latina e Europa.

Vídeos:

"Loco" do álbum "Honestidad Brutal"


"Flaca" do DVD "Made in Argentina"

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Música da Colômbia: "Juanes"

Nome da banda: Juanes
Origem: Colômbia
Site oficial: www.juanes.net
Tipo de som: Pop/Rock

Um pouco de história: Juan Esteban Aristizabal Vásquez, que assina apenas como Juanes, nasceu em Medellín, na Colômbia. O Cantor, compositor e guitarrista Juanes é hoje um dos principais nomes da música latina. Vencedor de vários Grammys e reconhecido em diversos países, sua família, também de músicos, sempre o incentivaram a tocar guitarra desde pequeno. O resultado foi a formação do primeiro grupo com 15 anos, o Ekhymosis, que nasceu na Colômbia em 1990.

O grupo teve oito anos de sucesso e cinco álbuns. Nessa época, Juanes assinava como Juan Esteban e era o vocalista e o guitarrista. O fim do grupo foi a deixa para Juanes partir para uma carreira solo internacional com seu rock latino. Mudou-se para Los Angeles, nos Estados Unidos e, mesmo longe de casa, compunha temas de sua vida na Colômbia.

Dois anos depois, Juanes lança seu primeiro álbum, “Fijate Bien” (2000), que chamou a atenção da crítica. Destacaram-se três músicas do CD, “Fijate Bien”, “Nada” e “Podemos Hacernos Danos”. A mistura de rock com a música colombiana fez sucesso, mas ainda estava restrita à Colômbia e alguns países vizinhos. Mesmo assim, o cantor saiu do Grammy Latino 2001 com os prêmios de melhor Artista Novo, melhor Álbum Vocal Solo e melhor Canção Rock com “Fijate Bien”.

As mudanças para o segundo trabalho, “Um Dia Normal” (2002) , foram evidentes. O rock latino ganhou mais romantismo e a aparência de Juanes perdeu um pouco da rebeldia. Com a mudança, alcançou sucesso em vários países latinos e na Europa. A consagração veio em 2003, no Grammy Latino, com cinco prêmios. A categoria principal, Gravação e Canção do Ano foi para “Es Por Ti” e, para Álbum do Ano, o CD “Un Día Normal”. Na categoria Rock, Juanes levou os prêmios de Melhor Álbum Vocal de Rock e Melhor Canção de Rock, com “Mala Gente”. Esse trabalho ainda ficou cerca de 73 semanas entre os 10 mais vendidos da Billboard.

Em novembro de 2003, Juanes esteve no Brasil para divulgar seu novo trabalho. No mesmo mês foi lançado internacionalmente o primeiro DVD do cantor. Além do Grammy Latino (17), Billboard Latino (1) e MTV (9), o artista também faturou os prêmios Amigo (3), NRJ Radio Awards (2) e Lo Nuestro (6).

Em 2004 lança "Mi Sangre" e no ano seguinte "Mi Sangre: Tour Edition"

Em 2007 lança o álbum "La vida es... un ratico". No ano de 2008, fez muito sucesso com a música "La camisa Negra", ficando ainda mais conhecido, internacionalmente. Lança no mesmo ano "La vida es un ratico, en vivo". Com esse álbum, faturou o Grammy (não a edição latina) por melhor álbum Pop Latino.

Vídeos:

"Mala Gente" do álbum "Un Dia Normal", ganhador do Grammy Latino


"Fíjate Bien" do álbum de mesmo nome. A primeira música de sucesso.


sábado, 17 de abril de 2010

Música do Uruguai: "El Cuarteto de Nos"

Nome da banda: El Cuarteto de Nos
Origem: Uruguai
Tipo de som: Rock

Um pouco de história: O Cuarteto começa em 1984, mas os integrantes Roberto Musso (guitarra e voz), Ricado Musso (guitarra e voz), Santiago Tavella (baixo e voz) já tocavam juntos desde 1980. Posteriormente, junta-se a eles Álvaro Pintos (bateria).

O primeiro álbum é lançado em 1984 chamado "El Cuarteto de Nos". Durante os anos seguintes, foram conquistando fãs por sua originalidade nas apresentações (chegaram a subir no palco com balões na cabeça e papel alumínio nas pernas) e o humor ácido das letras. Lançaram "Soy una Areja" em 1986, "Emílio Garcia" em 1988 e "Canciones del Corazón" em 1990.

Em 1994, o lançamento do álbum "Outro Navidad en Las Trincheiras" é sucesso entre público e crítica. Atingem a marca histórica de quádruplo platina no Uruguai. Nenhuma outra banda até hoje atingiu essa marca.

Em 1995 lançam "Barraco Abajo" e "La Misma Porquería", este último é um compilado dos três primeiros álbuns.

Em 1996, são alvo de uma polêmica. Lançam o ábum "El Tren Bala", com a música "El Dia En Que Artigas se Emborrachó" (O dia em que Artigas se embebedou). O Ministério da Educação e Cultura fez uma denúncia na Justiça, alegando que a canção difamava o herói nacional do Uruguai José Gervasio Artigas. O julgamento foi invalidado. No entanto, a venda do disco foi proibida para menores de 18 anos e só poderiam irradiar a canção em horários noturnos. Foi o único caso de tentativa de censura ao Uruguai em um tema musical, após o retorno da democracia em 1985.

Mais dois álbum nos anos sguintes, "Revista Esta!" de 1998 e "Cortamambo" de 2000 que, não venderam muito bem após o ocorrido com o álbum de 1996.

Em 2004 relançam o primeiro álbum, com uma nova roupagem. Este álbum faz com que a banda volte ao cenário uruguaio sendo bem aceito por público e crítica.

Em 2006 lançam "Raro", considerado o melhor disco da banda até hoje. Recebem indicação ao Grammy Latino pela música "Yendo A La Casa de Damián" e fazem turnê em vários países.

O trabalho mais recente é o álbum "Bipolar", lançado no final de 2009, que marca a saída do guitarrista Ricardo Musso, sendo substituído por Gustavo Topo.

Vídeos:

"Yo No Soy El Hijo de Hernandéz", o primeio single do álbum "Bipolar"


"Ya No Sé Que Hacer Conmigo", do álbum "Raro"


quarta-feira, 14 de abril de 2010

Não é latino americano, mas...

Nome da banda: "Calle 13"
Origem: Porto Rico
Site oficial: www.lacalle13.com
Tipo de som: Reaggeton

Um pouco de história: Calle 13 (português: Rua 13) é uma dupla de reggaeton de Porto Rico.
É composta por: René Pérez conhecido por Residente e Eduardo Cabra conhecido por Visitante. Seus apelidos provêm da identificação que tinham que dar ao segurança para entrar no setor El Conquistador de Trujillo Alto, Porto Rico onde ficava suas casas.

René é o cantor e compositor, e Eduardo faz backing vocal, também é compositor e pianista. Sua irmã, Ileana Cabra chamada PG-13 (uma classificação usada nos Estados Unidos para um filme não recomendado a menores de 13 anos; Ileana era uma adolescente ao iniciar seu trabalho com seu irmão) contribui em algumas músicas como a voz feminina de Calle 13.

A mãe de René e Ileana, Flor Joglar de Gracia, contribuía ocasionalmente com a dupla. O nome Calle 13 provem do nome da rua do setor onde cresceram, em Trujillo Alto.

Possuem 3 álbum lançados: "Calle 13" (2005) , "Residente, O Visitante" (2007) e "Los de Atrás Vienen Conmigo" (2008).

Em pouco tempo de carreira, já receberam inúmeros prêmios, incluíndo 12 Grammys Latinos e 2 MTV Latinos.

Vídeos:

"No Hay Nadié Como Tú" com Café Tacvba, ganhador do Grammy de Melhor Música do Ano em 2009, do álbum "Los de Atrás Vienen Conmigo"


"Pal Norte" do Álbum "Calle 13" ganhadora do Grammy de Melhor Música Urbana em 2007. Participação de Orisha

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Música da Bolívia: "Los Kjarkas"

Nome da banda: Los Kjarkas
Origem: Bolívia
Site Oficial: www.loskjarkas.com
Tipo de som: Folclórico


Um pouco de história:
Los Kjarkas é uma banda tradicional de música andina da Bolívia. Desde a década de 60 estão à ativa e é considerada a mais conhecida banda do gênero em todo o mundo. Fundada em 1965 na cidade de Capinota pelos irmãos Hermosa (Wilson, Castel e Gonzalo) e Édgar Villarroel, o nome da banda tem origem na palavra quíchua qarka, que significa "força".


A primeira apresentação oficial do grupo, no entanto, deu-se somente em 1975, em La Paz. Nesse mesmo ano, apresentaram-se representando a Bolívia no Festival Folclórico do Brasil. Iniciaram então turnê pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Em 1984, foram convidados pelo Japão para o Festinal da Canção Mais Popular do Mundo onde a música "Florcita Azul" ocupou o décimo lugar entre 1.827 músicas.


Em seguida, tiveram problemas com a música "Llorando Se Fue" que foi traduzida e gravada sem autorização por um grupo francês chamado Kaoma. Essa música também foi traduzida no Brasil, chamando-se "Chorando Se Foi".


Em 1999, fizeram o "Evento do Século" na Bolívia, reunindo 40.000 pessoas.


35 anos depois de sua formação inicial, o grupo conta com os músicos:
Gonzalo Hermosa, Elmer Hermosa, Gastón Guardia, Gonzalo Hermosa Camacho ( filho do Maestro Wilson Hermosa ), Lin Angulo y Makoto Shishido.


Vídeos:

"Llorando se fué", música polêmica regravada sem autorização e que se tornou sucesso também no Brasil



"Munasqechay", música em quíchua, língua andina