segunda-feira, 12 de abril de 2010

Música da Bolívia: "Los Kjarkas"

Nome da banda: Los Kjarkas
Origem: Bolívia
Site Oficial: www.loskjarkas.com
Tipo de som: Folclórico


Um pouco de história:
Los Kjarkas é uma banda tradicional de música andina da Bolívia. Desde a década de 60 estão à ativa e é considerada a mais conhecida banda do gênero em todo o mundo. Fundada em 1965 na cidade de Capinota pelos irmãos Hermosa (Wilson, Castel e Gonzalo) e Édgar Villarroel, o nome da banda tem origem na palavra quíchua qarka, que significa "força".


A primeira apresentação oficial do grupo, no entanto, deu-se somente em 1975, em La Paz. Nesse mesmo ano, apresentaram-se representando a Bolívia no Festival Folclórico do Brasil. Iniciaram então turnê pela América do Sul, Europa e Estados Unidos. Em 1984, foram convidados pelo Japão para o Festinal da Canção Mais Popular do Mundo onde a música "Florcita Azul" ocupou o décimo lugar entre 1.827 músicas.


Em seguida, tiveram problemas com a música "Llorando Se Fue" que foi traduzida e gravada sem autorização por um grupo francês chamado Kaoma. Essa música também foi traduzida no Brasil, chamando-se "Chorando Se Foi".


Em 1999, fizeram o "Evento do Século" na Bolívia, reunindo 40.000 pessoas.


35 anos depois de sua formação inicial, o grupo conta com os músicos:
Gonzalo Hermosa, Elmer Hermosa, Gastón Guardia, Gonzalo Hermosa Camacho ( filho do Maestro Wilson Hermosa ), Lin Angulo y Makoto Shishido.


Vídeos:

"Llorando se fué", música polêmica regravada sem autorização e que se tornou sucesso também no Brasil



"Munasqechay", música em quíchua, língua andina


Nenhum comentário:

Postar um comentário