sábado, 17 de abril de 2010

Música do Uruguai: "El Cuarteto de Nos"

Nome da banda: El Cuarteto de Nos
Origem: Uruguai
Tipo de som: Rock

Um pouco de história: O Cuarteto começa em 1984, mas os integrantes Roberto Musso (guitarra e voz), Ricado Musso (guitarra e voz), Santiago Tavella (baixo e voz) já tocavam juntos desde 1980. Posteriormente, junta-se a eles Álvaro Pintos (bateria).

O primeiro álbum é lançado em 1984 chamado "El Cuarteto de Nos". Durante os anos seguintes, foram conquistando fãs por sua originalidade nas apresentações (chegaram a subir no palco com balões na cabeça e papel alumínio nas pernas) e o humor ácido das letras. Lançaram "Soy una Areja" em 1986, "Emílio Garcia" em 1988 e "Canciones del Corazón" em 1990.

Em 1994, o lançamento do álbum "Outro Navidad en Las Trincheiras" é sucesso entre público e crítica. Atingem a marca histórica de quádruplo platina no Uruguai. Nenhuma outra banda até hoje atingiu essa marca.

Em 1995 lançam "Barraco Abajo" e "La Misma Porquería", este último é um compilado dos três primeiros álbuns.

Em 1996, são alvo de uma polêmica. Lançam o ábum "El Tren Bala", com a música "El Dia En Que Artigas se Emborrachó" (O dia em que Artigas se embebedou). O Ministério da Educação e Cultura fez uma denúncia na Justiça, alegando que a canção difamava o herói nacional do Uruguai José Gervasio Artigas. O julgamento foi invalidado. No entanto, a venda do disco foi proibida para menores de 18 anos e só poderiam irradiar a canção em horários noturnos. Foi o único caso de tentativa de censura ao Uruguai em um tema musical, após o retorno da democracia em 1985.

Mais dois álbum nos anos sguintes, "Revista Esta!" de 1998 e "Cortamambo" de 2000 que, não venderam muito bem após o ocorrido com o álbum de 1996.

Em 2004 relançam o primeiro álbum, com uma nova roupagem. Este álbum faz com que a banda volte ao cenário uruguaio sendo bem aceito por público e crítica.

Em 2006 lançam "Raro", considerado o melhor disco da banda até hoje. Recebem indicação ao Grammy Latino pela música "Yendo A La Casa de Damián" e fazem turnê em vários países.

O trabalho mais recente é o álbum "Bipolar", lançado no final de 2009, que marca a saída do guitarrista Ricardo Musso, sendo substituído por Gustavo Topo.

Vídeos:

"Yo No Soy El Hijo de Hernandéz", o primeio single do álbum "Bipolar"


"Ya No Sé Que Hacer Conmigo", do álbum "Raro"


Nenhum comentário:

Postar um comentário