quarta-feira, 7 de abril de 2010

Música da Argentina: Gustavo Cerati

Nome da banda: Gustavo Cerati
Origem: Argentina
Site Oficial: www.cerati.com
Tipo de som: Pop

Um pouco de história: Gustavo Cerati nasceu em 1959 em Buenos Aires, Argentina. Desde pequeno estudou música e em, 1982 junto com Hector "Zeta" Bosio (baixo) e Charly Alberti (bateria) e, ele na guitarra e voz deram início ao grupo que, mais tarde dominaria a América Latina, Soda Stereo.

Com Soda Stereo Gustavo Cerati gravou nove discos: Soda Stereo (1983), Nada personal (1985), Signos (1986), Doble vida (1988), Canción animal (1990), Dynamo (1992), Zona de promesas (1994), Sueño Stereo (1995), Comfort y música para volar (1996).

Em 1° de maio de 1997, a banda anunciou oficialmente sua separação por um comunicado a imprensa. No dia seguinte, todos os diários dão eco a noticia e o Jornal Clarín dedica um grande espaço na sua capa para a banda.

Durante os meses de agosto e setembro desse ano cumpriram uma turnê latinoamericana por México, Venezuela e Chile, culminando sua trajetória com uma despedida oficial realizada em Buenos Aires em 20 de setembro no Estádio de River Plate diante de mais de 70.000 pessoas. Despedida que ficou registrada em dois discos editados ao fim do mesmo ano chamados El último concierto A y B (1997).

Após o fim de Soda Stereo, Cerati dedicou-se a experimentação da música eletrônica junto com o músico Flavio Etcheto, formando um duo chamado Ocio(Ócio) e produziu seu disco "Medida Universal" em meados de 1999. Finalmente, em 28 de Junho de 1999 veio a luz seu primeiro disco solista pós Soda Stereo, "Bocanada".

Em 2001 realiza a trilha sonora da película "+ Bien", que foi denominado como "Melhor álbum Instrumental Pop" para os Grammy Latinos. "Siempre es Hoy", seu terceiro disco solo de estúdio Em 2004 lança um disco de grandes êxitos "Canciones elegidas 93-04",

Em 4 de abril de 2006 lança de maneira simultânea, no México e Argentina, sua nova produção "Ahí vamos" que implica num regresso a seu passado rockeiro. Na Argentina alcançou o disco de platina antes de sair a venta, devido a pré-venda. Foi sem dúvidas o disco mais bem aceito tanto pela crítica como pelo público da carreira de Gustavo Cerati.

Cerati foi o único argentino a participar do Live Earth, no concerto de Hamburgo, Alemanha, interpretando junto com Shakira a música "Dia especial", que Gustavo Cerati compôs totalmente para o álbum da colombiana "Fijación Oral", disco em que participou de várias canções e que ainda foi co-produtor.

Em junho de 2007, é anunciada a volta do Soda Stereo com uma turnê chamada Me Verás Volver.... Isso ocorre em meio a várias notas nas quais os ex integrantes da banda negaram os rumores (que iniciaram após a separação da banda). Programou-se duas apresentações no Estádio do River Plate de Buenos Aires (mesmo estádio que os viu despedir-se) nos dias 19 e 20 de outubro, devidoa impressionante venda de ingressos foram agendados três novos shows nos dias 21 de outubro,2 e 3 de novembro.

A turnê prosseguiu por Chile, Peru, Venezuela, Estados Unidos, México, Equador e Colômbia. O primeiro dia de venda dos ingressos foi recorde quando vendeu-se mais de 90.000 ingressos para os shows na Argentina em apenas 24 horas, o que tornou Soda Stereo no primeiro grupo de rock latinoamericano em fazer cinco shows seguidos no Estádio River Plate. Um recorde que supera as vendas de U2 e Rolling Stones nas suas últimas apresentações na Argentina. Entretanto, os três integrantes da banda anunciaram que finalizada a turnê, voltariam a suas atividades pessoais.

O disco mais recente chama-se "Fuerza Natural", lançado em 2009.

Vídeos:

Um dos mais recentes trabalhos, "Deja Vú" de 2009 extraído do álbum "Fuerza Natural"

"Paseo Inmoral" extraído do primeiro disco solo "Bocanada" em 1999.

Um comentário: