sábado, 5 de junho de 2010

Música da Argentina: "Mercedes Sosa"

Nome da banda: Mercedes Sosa
Origem: Argentina
Tipo de música: Folclórica

Um pouco de história: Difícil resumir em um pequeno post, 74 anos de vida e tudo 0 que Mercedes representa na música da América Latina.

Mercedes, ou como foi apelidada "La Negra" sempre foi patriota e acreditava na união dos povos latino americanos.

Sua carreira nasceu em 1950, quando tinha apenas quinze anos, após vencer uma competição de canto de uma rádio local onde cantou por dois meses.

O primeiro álbum veio em 1962, entitulado " La Voz de La Zafra" e, em toda sua carreira, gravou ao todo 48 álbuns. O mais recente, em 2009 entitulado " Cantora". Dentre todos os álbuns, em 1980 gravou "Gravado en Vivo en Brasil" e em 195 "Corazón Americano" com a participação de Milton Nascimento.

Em 1979, durante o regime militar argentino, foi revistada e presa enquanto fazia um show na cidade de La Plata, sendo exilada. Era ativista peronista de esquerda, morando na França e Espanha, retornando à Argentina em 1982.

Em 2000, ganhou um Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Música Folclórica" por "Misa Criolla" e novamente em 2006 por "Corazón Libre"

Durante sua carreira fez turnê por vários países e gravou com artistas renomados como Fito Páez, Shakira, Chico Buarque, Daniella Mercury, Caetano Veloso, Gal Costa, Luciano Pavarotti, Gustavo Cerati Beth Carvalho, Charly García entre outros.

Era Embaixadora da Boa Vontade na Unesco pra América Latina.

Morreu em outubro de 2009 por um problema renal. A presidente argentina decretou luto oficial de três dias e os presidentes do Chile, Brasil e Equador divulgaram notas oficias de pesar.

Seu último álbum em vida está atualmente concorrendo a três prêmios no Grammy Latino

Vídeos:
"Gracias a La Vida" da cantora chilena Violeta Parra

"Solo Le Pido A Dios" um hino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário