terça-feira, 1 de junho de 2010

Música da Colômbia: "Carlos Vives"

Nome do artista: Carlos Vives
Origem: Colômbia
Tipo de som: Pop/Rock, Vallenato
Site Oficial: www.carlosvives.com

Um pouco de história: Carlos nasceu na cidade de Santa Marta, na Colômbia em 1961. Tomou gosto por rock e começou a tocar em bares e cafés na cidade, mas não se esqueceu das origens caribenhas. Na mesma época, começou a atuar e, um de seus papéis mais lembrados na novela "Gallito Ramírez".

Lança seu primeiro álbum, "Por Fuera y Por Dentro" em 1986, que, junto com "No Podrás Escapar de Mí" de 1987 e "Al Centro de La Ciudad" de 1989 fazem parte do período romântico do cantor.

Durante toda sua carreira, nunca deixou de atuar, sendo convidado, inclusive para uma aparição em Porto Rico.

Em 1991 lança "Escalona - Un Canto A La Vida" que inicia seu período de misturas com ritmos caribenhos, de suas origens. O nome do álbum tem a ver com Rafael Escalona, que era um compositor de "Vallanato" ritmo popular colombiano. O álbum foi em decorrência de um papel em uma série televisiva que mudou sua vida onde interpretava o compositor.

Este álbum foi alvo de críticas pelos "puristas" admiradores do ritmo Vallenato, uma vez que Carlos interpretava as canções do compositor, mas misturando outros ritmos como rock e pop.

Aproveitando o sucesso da série e do disco, lança no ano seguinte "Escalona: Vol 2".

Em 1993 lança "Clásicos de La Província" que impulsionou o ritmo Vallenato para fora da Colômbia. Entre 1995 e 1999 lança mais 3 álbuns.

Em 2001 lança "Dejame Entrar" que ganha o Grammy de "Melhor Álbum Latino Tropical Tradicional". O próximo trabalho foi em 2004 "El Rock de Mi Pueblo" e o mais recente "Clásicos de La Província II".

Carlos também já levou pra casa três Grammys Latinos.

Vídeos:

"Carito" do álbum ganhador do Grammy "Déjame Entrar"


"Déjame Entrar" do álbum homônimo

2 comentários: