quinta-feira, 3 de junho de 2010

(Parênteses)

Aqui no Música DAmérica, já falamos sobre o grande cantor chileno Vítor Jara e hoje, voltamos a falar sobre ele, aproveitando o post do ótimo blog Soy Loco Po Ti!

Victor foi torturado até a morte, durante a ditadura chilena do General Augusto Pinochet, acusado de subversão ao regime. Foi levado ao Estádio Nacional que era uma prisão improvisada com milhares de prisioneiros políticos. Seu assassinato aconteceu em 1973, mas somente em 1990, foi reconhecida pelo Governo Chileno e em 2003 o estádio foi re-batizado com o nome do cantor.

O post do Soy Loco Por Ti! traz uma matéria fantástica sobre um movimento chileno chamado "Funa" cujo slogan é "Si no Hay Justicia, Hay Funa" (Se não há justiça, há Funa). Esse movimento consiste em buscar os torturadores e denunciá-los à sociedade.

Este movimento, localizou o torturador de Jara e, foi até onde este trabalhava, no Ministério do Trabalho para fazer a denúncia. O torturador, na época conhecido como "El Príncipe", após a visita do movimento, foi demitido do Ministério e é alvo de uma investigação sobre a morte do cantor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário