quinta-feira, 20 de maio de 2010

Música da Argentina: "Edmundo Rivero"

Nome do artista: Edmundo Rivero
Origem: Argentina
Tipo de música: Tango, Milonga
Site oficial: Não há

Um pouco de história: Nascido em 1911, cresceu viajando com o pai e conhecendo a música dos gaúchos argentinos (os que vivem nos Pampas).
Durante a adolescência, mudou-se para Belgrano e conviveu com o tango, aprendendo a tocar guitarra e se exercitando como cantor. Sua primeira apresentação profissional foi em uma rádio, cantando com sua irmã Eva. Ele passou os anos 30 fazendo pequenas interpretações nas rádios.

Em 1935, sua carreira como cantor de tango se inicia com a orquestra de Júlio de Caro. Rivero ganhou um apelido incomum: "El Feo" (o cara feio) por sua feição bruta.

No final da década de 40, Rivero já era considerado um dos maiores cantores de tango na Argentina. Participou de alguns filmes como "El Cielo en Las Manos" de 1947 e "Al Conpás de Tu Mentira" de 1951.

Em 1969, abriu um clube de tango, chamado "El Viejo Almacén" em Buenos Aires.

No início da década de 70, apresentou um programa de TV e escreveu uma auto-biografia intitulada "Una Luz de Almacén". Fez parte da Academia del Lufardo (gíria argentina e uruguaia, muito usada nas letras de tango, originada da variação dialética dos imigrantes).

Morreu em janeiro de 1986, com 75 anos, por falência cardíaca em Buenos Aires.

Vídeos:

"Apología Tanguera" de 1933


"Sur" de 1973, extraído do documentário "Argentinísima II

Nenhum comentário:

Postar um comentário