terça-feira, 25 de maio de 2010

Música de Cuba: "Célia Cruz"

Nome da banda: Célia Cruz
Origem: Cuba
Tipo de música: Salsa, Bolero
Site Oficial: www.celiacruz.com

Um pouco de história: Célia nasceu em 1925, sendo a segunda filha de 14 irmãos. Quando era adolescente, começou a cantar em cabarés, encorajada pela tia e participava de concursos de rádio até que gravou seu primeiro álbum em 1948. Em toda sua carreira, lançou ou participou de 78 discos.
Em 1950, foi convidada para performar na orquestra "Sonora Matancera" como cantora principal. Durante 15 anos fez parte da orquestra, ficando conhecida pelo apelido de "Café con Leche" e por seu chavão "Azúcar!". Viajou toda a América Latina com a orquestra.

Em 1959, quando Fidel Castro assumiu Cuba, Célia e seu marido foram para os Estados Unidos e se naturalizaram americanos.

Durante a década de 80 viajou pela América e Europa em concertos e em 1988 participou da produção de Hollywood "Salsa".

Em 1990 ganhou um Grammy na Categoria "Melhor Performance Latina Tropical" e em 1994, o então presidente americano Bill Clinton a premiou com a "Medalha Nacional de Artes". Em 2000 ganhou o Grammy Latino na categoria "Melhor Performance de Salsa". Em 2001 ganhou na categoria "Melhor Álbum Tropical Tradicional" e em 2002 na categoria "Melhor Álbum de Salsa".

Em 2003, foi internada para correção de um problema no joelho, que já tinha por alguns anos por conta de seu peso. No mesmo ano, foi diagnosticada com um câncer cerebral e morreu em julho.
Mais de 200.000 pessoas compareceram a seu velório. No mesmo ano, ganhou um Grammy na categoria "Melhor Álbum de Salsa/Merengue" e em 2004, ganhou o Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum de Salsa".

Vídeos:

"Guantanamera"


"Celia y Tito" com o também salseiro Tito Puente

Um comentário:

  1. Célia, Azucar por siempre.

    Eu adoro esse video de Guantanamera. É uma música classica e ele mostra muito do que acontecia em Cuba nessa época (prestem atenção nos brancos aleatorios do fundo).

    ResponderExcluir