terça-feira, 4 de maio de 2010

Música do Uruguai: "La Vela Puerca"

Nome da banda: "La Vela Puerca"
Origem: Uruguai
Tipo de som: Rock
Site oficial: www.velapuerca.com

Um pouco de história: A banda foi formada em 1995, por Sebastián Teysera. Seus fundadores e membros atuais são Sebastián Teysera (voz, líder e principal compositor), Nicolás Lieutier (baixo elétrico) e Santiago Butler (guitarra). A sua primeira aparição sob o nome La Vela Puerca foi em uma festa de rua em Montevidéu, em 24 de dezembro de 1995. A patir daí, vários novos membros entraram na banda.

Em 1996, o líder Sebastián Teysera inscreveu uma fita demo em um concurso de bandas. O resto da banda não foi informada disso até eles descobriram que estavam listados entre os vinte finalistas. Um mês depois, receberam uma ligação telefônica informando-os sobre seu sucesso. Como um resultado, eles ganharam 80 horas de sessões de gravação grátis. Essas sessões seriam vitais para fazer o álbum de estreia, "Deskarado" de 1997, sendo relançado em 1999 sob o nome da banda. Muitas pessoas acha que este foi o primeiro álbum do grupo.

Também em 1999, fazem seu primeiro show na Argentina. Em 2001, lançam o terceiro álbum "De Bichos Y Flores". A essa altura, a banda já tinha destaque como uma das mais promissoras no cenário do Uruguai. Havia, no entanto, várias críticas em relação à letras com clara apologia ao uso de drogas, como na "Mi Semilla" (Minha semente).

No ano seguinte, fizeram turnê no México e Argentina. Em 2003, partiram para a primeira turnê européia.

Em 2004 lançam o álbum considerado o melhor do grupo "A Contraluz". No mesmo ano, durante um show no Teatro de Verano, o tablado onde o público estava cedeu por conta da forte chuva durante o espetáculo. Não houve feridos graves, mas foi um grande susto para a banda, com uma repercussão negativa. Após o incidente, houve insinuações de que havia mais pessoas do que a organização do evento poderia permitir.

Em 2005, fazem 3 shows no Estádio Obras, na Argentina, todos com lotação máxima. A essa altura, La Vela já era reconhecida tanto no Uruguai, quanto no país vizinho. Em 2006, repetiram o feito, dessa vez no Estádio Luna Park.

Em 2007, lançaram "El Impulso", álbum criticado por alguns fãs que indicaram que La Vela perdeu sua identidade e tornou-se banda comercial, críticas rebatidas pelo grupo que indicam que houve um amadurecimento do grupo.

Em 2009 lançaram um pack com dois CD's e um DVD incluindo documentário, imagens inéditas e gravações ao vivo para comemorar os 15 anos da banda. O pack chama-se "Normalmente Anormal"

A banda continua em turnê e é uma das maiores bandas de rock do país.

Vídeos

"Va a Escampar" do álbum "A Contraluz"


"Mi Semilla" do álbum "La Vela Puerca", apologia clara ao uso da maconha

Nenhum comentário:

Postar um comentário