sábado, 15 de maio de 2010

Música do México: "Paulina Rubio"

Nome da banda: "Paulina Rubio"
Origem: México
Tipo de som: Pop
Site oficial: www.paulinarubio.com

Um pouco de história: Paulina Rubío é filha de Enrique Rubio e da atriz mexicana Susana Dosamantes. Paulina Rubio, é a mais velha de dois irmãos. Tendo uma mãe atriz dentro casa, Paulina sempre conviveu com arte desde cedo, com apenas 5 anos de idade, Paulina já tinhas aulas de canto, interpretação, jazz, pintura e dança.

Paulina iniciou a sua carreira artística no famoso grupo mexicano "Timbiriche". Com o Timbiriche Paulina gravou 11 discos e participou do músical "Vaselina", uma adaptação em espanhol do filme "Grease". Em 1990, Paulina, decidiu deixar o grupo e seguir em carreira solo. Seu primeiro disco solo foi lançado em 1992 e tem o seu apelido "La Chica Dorada".

Em 1993 lançou o segundo álbum "24 Kilates" que vendeu 150 mil cópias após três semanas do lançamento. O hit "Nieva, Nieva" alcançou rapidamente o primeiro lugar nas paradas mexicanas.

Em 1995 lança o terceiro álbum "El Tiempo Es Oro" e, o quarto álbum de 1996 "Planeta Paulina" já foi com a assinatura da gravadora EMI Latin. Uma das músicas "Enamorada" foi tema na novela "Pobre Niña Rica", na qual Paulina atuava. Até 1996 ela já havia atuado em cinco novelas.

Nos quatro anos seguintes, Paulina deixou a música e se mudou para Espanha, voltando a gravar em 2000 com o álbum "Paulina", sendo indicada ao Grammy Latino nas categorias Álbum do Ano, Música do Ano e Melhor Álbum Pop Vocal Feminino. Também chegou a marca de cinco milhões de cópias vendidas e 8x Platina para vendas para os EUA.

Com essas marcas, recebeu convite da Universal para gravar um álbum em inglês, lançado em 2002 com o título de "Border Girl" (algo como Garota da Fronteira). A aposta da gravadora deu certo. O álbum estreou em quinto lugar no México, em nono no Canadá e em décimo primeiro nos EUA, sendo agraciado com o Disco de Ouro. A primeira música de trabalho, que chegou também a tocar nas rádios brasileira chamada "Don't Say Goodbye" ficou com a 41ª posição no "Billboard Hot 100".

Em 2004 lança "Paulatina" indicado para o Grammy Latino nas categoria Melhor Álbum Pop Vocal Feminino e para o Grammy na categoria Melhor Álbum Pop Latino.

Em 2006 lança "Ananda" que manteve ótimas marcas de vendas na América Latina e EUA e seu trabalho mais recente, de 2009 chama-se Gran City Pop, nomeado ao Grammy na categoria Melhor Álbum Pop Latino.

Vídeos:

"Ni Una Sola Palabra" do álbum "Ananda"


"Causa y Efecto" do álbum mais recente "Gran City Pop"

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, ele foi contemplado com o selo do Prêmio Dardos pelo Mescla Cultural

    Entenda melhor em: http://mesclasculturais.blogspot.com/2010/05/premio-dardos.html

    ResponderExcluir