sábado, 8 de maio de 2010

Música da Colòmbia: "Aterciopelados"

Nome da banda: "Aterciopelados"
Origem: Colômbia
Tipo de som: Pop/Rock Alternativo

Um pouco de história: A dupla, iniciada em 1990 é formado por Andrea Echeverri e Héctor Buitrago mas com outro nome "Delia y los Aminoácidos".

Em 1994 lançam seu primeiro álbum, como "Aterciopelados" (algo como Os Aveludados") chamadon "Con El Corazón en La Mano". A dupla é conhecida pela mistura com instrumentos e ritmos diferentes.

Em 1995, lançam o segundo álbum "El Dorado", misturando ritmos colombianos, como a Llanera e Flamenco. Com esse álbum, tem seu primeiro grande hit "Bolero Falaz".

O terceiro álbum de 1997 "La Pipa de La Paz" os levou à turnês internacionais. Foram, inclusive, convidados para realização de um acústico e lançaram o "MTV Unplugged".

Em 1998 lançam "Caribe Atómico", com uma mistura de música eletrônica e em 2001 lançam "Gozo Poderoso". Nesse mesmo ano, ganham o Grammy Latino na categoria Melhor Banda de Rock.

Em 2002 lançam "Evolución", uma compilação dos álbuns anteriores e em 2006 lançam "Oye". No clip de "Canción Protesta", as guitarras apresentadas são feitas de armas, doadas pelas Nações Unidas em reconhecimento ao trabalho da banda pelo desarmamento no país. A dupla é engajada na causa social e participam de vários projetos como "Destierro y Reparación" e "Anistia Internacional". Também com esse álbum, ganham o segundo Grammy Latino na categoria "Melhor Álbum Alternativo".

Em 2008, lançam seu álbum mais recente "Rio".

Vídeos:

"No Necesito" do álbum "La Pipa de La Paz"


"Canción Protesta" do álbum "Oye" onde tocam com guitarras feitas de armas, doadas pelas Nações Unidas.

Um comentário:

  1. É uma pena que tenhamos tanta resistência à música da América do Sul. Aterciopelados é um dos grupos que perdemos por isso... aliás, acho que nem na Colômbia eles são tão prestigiados; quando estive lá, só vi para vender o "Rio"...

    ResponderExcluir