quinta-feira, 13 de maio de 2010

Música da República Dominicana: "Juan Luis Guerra"

Nome da banda: "Juan Luis Guerra"
Origem: República Dominicana
Tipo de som: Bachata, salsa, merengue

Um pouco de história: Antes de se ligar à música, Juan estudou filosofia e literatura na Universidade de Santo Domingo. Estudou guitarra no Conservatório Nacional e mudou-se pros EUA para estudar na Berkelee College of Music em Boston. Graduou-se lá em Jazz em 1982.

Voltou para seu país e em 1984 lançou seu primeiro álbum "Soplando" com um grupo local que, mais tarde ficou conhecido como "Juan Luis Guerra y 440 (lê-se cuatro cuarenta)". Os membros deste grupo eram Maridalia Hernández, Roger Zayas-Bazán e Mariela Mercado.

Dois outros álbuns se seguiram, em 1985 "Mudanza y Acarreo" e em 1987 "Mientras Más Lo Pienso... Tú", mas foi com o álbum "Ojalá Que Llueva Café" de 1990 que o levou à fama internacional. A música que deu nome ao álbum foi regrava posteriormente por Café Tacvba em 1996.

Em 1991 lançam "Bachata Rosa" (A bachata é um ritmo originário das favelas da Rep. Dominicana e é um híbrido de bolero com outros ritmos como o cha-cha-cha e o tango) com o qual ganharam seu primeiro Grammy e vendendo mais de 5 milhões de cópias.

Em 1992 lança "Areíto" onde surge uma controverso vídeo clipe, da música "El Costo de La Vida". O clipe foi banido de vários países pelo tom "anti-estadunidense" e foi interpretado como anti-capitalista.

Em 1995 lança "Fogaraté" e em 1998 lança "Ni Es Lo Mismo Ni Es Igual" ganhando três Grammy Latinos nas categorias Melhor Performance de Merengue, Melhor Música Tropical e Melhor Produção de Álbum.

Em 2000 lança um coletânea "Colección Romântica" e em 2004 "Para Tí". Este álbum traz temas mais religiosos, inclusive ganhando um prêmio no Billboard de 2005 na categoria Gospel-Pop.

Em 2006, foi ele quem abriu o show do Rolling Stones em San Juan, Porto Rico e foi convidado por Sting para participar de um de seus shows na Rep. Dominicana.

E 2007 lança "La Llave de Mi Corazón", ganhando cinco Grammy Latinos e um Grammy.
Em 2008 foi nomeado pela Unesco como "Artista da Paz" pelo seu trabalho com crianças deficientes e carentes.

Mais recentemente, apareceu junto à Enrique Iglesias em um de seus clipes.
Juan Luis cantou com Ivete Sangalo no DVD Cidade do Samba, cantando a música "Não Tenho Lágrimas".

Vídeos:

"Ojala Que Llueva Café" do álbum homônimo e que o lançou internacionalmente


"El Costo de La Vida" do álbum "Areíto", criticado pelas alfinetadas aos Estados Unidos e ao capitalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário